Sem dúvidas, o acesso por cordas é uma técnica que está em crescimento no Brasil e que também por ser algo novo ainda gera muitas dúvidas em empregadores e empregados.
Antes de 2012 só tínhamos como base para o trabalho em altura alguns itens na NR-18 e, para acesso por cordas, às normas NBR ISO/IEC 17024 e NBR 15475 DE 2008.
Após 2012 veio a NR 35 para regulamentar o trabalho em altura e um tempo depois veio o anexo I falando de acesso por cordas.
Surge a dúvida: o treinamento de NR 35 Trabalho em Altura é suficiente para eu realizar o acesso por cordas?
Como instrutor de trabalho em altura tenho percebido essa dúvida com frequência entre trabalhadores e profissionais de segurança.Então se lermos na íntegra a norma cita no item 35.3.2 que todo trabalhador precisa ser treinado para trabalhar em altura e também traz procedimentos para se trabalhar por acesso por cordas.Outro ponto a considerar, é que a técnica de acesso por cordas também se caracteriza como um trabalho com elevados riscos. Já o acesso por cordas é uma técnica que consiste em ascender e descender utilizando cordas e equipamentos de alpinismo.Sendo assim, os profissionais que executam atividades usando esta técnica são chamados de alpinistas industriais.Esses profissionais passam por treinamentos rigorosos com técnicas de salvamento e resgate além de manuseio de equipamentos específicos para o seu trabalho.Logo o treinamento de trabalho em altura apresenta técnicas convencionais, tais como: utilização de cinto de segurança tipo paraquedista em andaimes, plataformas e escadas, com carga horária e técnicas diferentes.
Commentaires